Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 26 de maio de 2024.

Geral

TCE cobra providências para falta de médicos em UTI neonatal do HB

Após denúncia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) confirmou a ausência de médicos para atender a unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). A unidade atende, além de todo o Estado de Rondônia, o sul do Amazonas e até pacientes da Bolívia.

A situação se agrava devido aos números que, historicamente, Rondônia apresenta na área de mortalidade infantil. O Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2023, divulgado pela administração estadual, mostra que, só no passado, foram registrados 253 óbitos de bebês, em todo o estado.

No HB, os auditores do Tribunal de Contas constataram a falta de médicos pediatras para atendimento neonatal.  Essa ausência provoca sobrecarga para as equipes atuais e compromete o atendimento dos bebês. Como consequência, muitos acabam se desgastando e adoecendo, ampliando, ainda mais, o problema.

CONTRATAÇÃO

Durante a auditoria, foi mencionado um processo de contratação de novos profissionais. No entanto, conforme apurou a fiscalização, a contratação ainda não se concretizou por questões orçamentárias.

A grave situação registrada no Hospital de Base já foi levada ao conhecimento da administração estadual, para adotar medidas necessárias e solucionar o problema. Um relatório de auditoria será encaminhado ao conselheiro do TCE, responsável por relatar processos na área da saúde.

A auditoria está em sintonia com atuação do TCE-RO: usar o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) para melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Vídeos

Acesse: https://www.techtudo.com.br 📲 Nos acompanhe nas redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/techtudo_oficial Facebook: https://www.facebook.com/techtudo Twitter: https://twitter.com/TechTudo TikTok: https://www.tiktok.com/@techtudo #tecnologia #techtudo Fonte: BBC Brasil

Mundo

O anúncio de três países europeus – Espanha, Irlanda e Noruega – de que reconhecerão um Estado palestino na próxima terça-feira (28) aumenta o...

Nacional

A Caixa realizou neste sábado, 25, o sorteio das seis dezenas do concurso 2.729 da Mega-Sena no Espaço da Sorte, em São Paulo. O evento foi transmitido ao vivo...

Nacional

Jedis, siths, sabres de luz e naves espaciais. Que a força esteja com você, que é fã de Star Wars desde que a franquia...