Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 26 de maio de 2024.

Política

PORTO VELHO – Secretário municipal de Assistência Social, Claudi Rocha, despede-se da pasta e agradece

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, é um dos poucos, senão o único, que estar secretário na gestão Hildon Chaves, desde o primeiro mandato, iniciado em 2017.

A Semasf, segundo informação do secretário, necessitou passar por um processo de reestruturação no início da gestão Hildon Chaves, devido a situação escassa que foi desde a infra estrutura, até o eixo do atendimento a população. Foi preciso um olhar atento e com sensibilidade social de escuta aos servidores, organizar uma equipe tecnica de gestao que pudesse se debrucar em um planejamento afim de fortalecer, implementar e implantar serviços socioassistencias e o controle social para melhor atender o povo.

Nesses sete anos e meio a Semasf, foram muitos os desafios, reflexões, para as tomadas de decisões que promovessem de forma efetiva a Política de Assistência Social em Porto Velho, conforme o estabelecido na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e da Política Nacional de Assistência Social. Dessa forma foram realizados os seguintes trabalhos:

Nesta gestão foi feito o maior edital já realizado no município de Porto Velho, com mais de dois milhões destinados às instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, deliberado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente.

Implementou o Centro Pop Dom Moacyr Grech para atendimento a População em Situacao de Rua, bem como, realizou o CENSO RUA, afim de obter um diagnóstico e políticas públicas mais assertiva para esse Público.

Criação e implementação do funcionamento da Casa dos Conselhos Municipais, criando uma gerencia da Casa dos conselhos de direito, criacao de regimento interno e mudança de prédio, onde possui uma estrutura acolhedora e em condições para o funcionamento dos Conselhos da assistencia social, da mulher, da criança e do adolescente, segurança alimentar, da pessoa idosa, igualdade racial, sendo último criado em sua gestão.

Criou o Serviço Família Acolhedora através da Lei n 2551, de 07 de Dezembro de 2018, que serve de modelo para implantação do servico em outros municípios do Estado.

  • A Semasf hoje conta com uma frota de veículos toda renovada.
  • Concluiu a obra do CRAS Irma Dorothy que estava parado desde 2103.
  • Reformou o CREAS, unidades de acolhimento de crianacas e adolescentes.
  • Criacao do Projeto “Tenda da Família Cidadã” que leva serviços a população junto com parceiros.
  • Fortalecimento de termo de colaboração com entidades, como ADRA, CARITAS, Escritório Social de Atenção a Pessoa Egressa, com investimentos de mais de 4 milhões .
  • Em andamento a Construção de 03 centros de referência da Assistência Social (CRAS)
  • Em construção o Instituto de longa permanência para idosos (ILPI).
  • Implementação da carteira do Autista.
  • Estabelecimento de fluxos, regimentos para melhor funcionamento dos serviços.

Com todos os avanços e o apoio comprometido dado pela gestão, a assistência social em Porto Velho também está sujeita a desafios comuns a muitos municípios brasileiros, como a escassez de recursos, a demanda crescente por serviços sociais, a necessidade de capacitação e valorização dos profissionais da área, entre outros. Para enfrentar esses desafios, é fundamental uma atuação integrada entre os diferentes órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral, observa o secretário.

Claudi Rocha, ao se despedir da Semasf, disse agradecer primeiro a Deus pela oportunidade de servir ao próximo; sua familia pelo apoio de sempre, ao prefeito Hildon Chaves, e a primeira Dama Ieda chaves pela confiança depositada na sua pessoa e o apoio para que o trabalho fosse realizado; a equipe de Gestão e demais servidores da Semasf, daquele que realiza a mais humilde função ao mais especializado técnico, pelo empenho, seriedade e compromisso social com que formaram a “família Semasf”.

Levo na bagagem cada escuta de demanda, servidores, que me ajudaram a ser um gestor melhor, do ponto de vista de nao esquecer a função da secretaria que é a proteção social daqueles que se encontra em um momento da vida fragilizado da vida,u desemprego, fome, sem família, principalmente durante a pandemia onde realizamos trabalhos importantes de acolhimento, de cuidado.

Agradeço a toda a comunidade de Porto Velho e distritos que sempre me acolheram com muito respeito e carinho finalizou o secretário Claudi Rocha.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias