Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 14 de julho de 2024.

Nacional

Vereador faz comentário racista ao falar de recursos da pandemia no RS

Um vereador de Canguçu (RS) deu uma declaração racista durante sessão na segunda-feira (22), ao falar sobre as pessoas que receberam recursos do governo federal na pandemia.

O vereador Francisco Vilela (PL), também conhecido como Xico Vilela, disse que a “negrada nos estados deitaram e rolaram” com o dinheiro do governo. A fala foi em sessão na Câmara dos Vereadores que debatia o aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

“Não veio pagamento ‘pinga-pinga’. Com aquele dinheiro da Covid, essa negrada nos estados deitaram e rolaram. Palmas para o Bolsonaro, palmas para quem mandou o dinheiro”, disse Xico Vilela na ocasião.

O Movimento Quilombola e o Movimento Negro de Canguçu repudiaram a fala do parlamentar em nota publicada nas redes sociais e exigiram que sejam tomadas as “devidas providências” contra ele. “É inadmissível que uma autoridade ocupante de uma cadeira no Poder legislativo (que possua caráter representativo), quebre o decoro parlamentar e ofenda a comunidade negra. O racismo opera de forma estrutural e institucional e temos o dever de combatê-lo.”

A reportagem procurou o vereador para comentar as declarações via e-mail e telefone, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

VEREADOR JÁ HAVIA FEITO COMENTÁRIO RACISTA

Em junho de 2023, o vereador foi filmado em sessão da Câmara se referindo a uma servidora como “neguinha” e “puta”. Em sessão na Câmara de Vereadores, ele disse a um colega: “Aquela neguinha é puta”. A fala de Francisco Romeu da Silva Vilela, o Xico Vilela, ocorreu após a sessão ser suspensa a pedido de outro vereador.

A sessão estava sendo gravada e transmitida ao vivo no YouTube. Depois da fala, o áudio do plenário foi cortado.

(Folhapress)

Fonte: O tempo

Mais notícias