A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou uma campanha de doações para auxiliar na produção de ventiladores que serão usados no tratamento de pacientes com a forma mais grave da Covid-19.
Os recursos doados serão direcionados à compra das peças necessárias para fabricação dos equipamentos. Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, a Coppe/UFRJ, concluíram, com sucesso, os testes in vitro do ventilador de exceção, que pode ser fabricado por cerca R$ 5 mil.
O valor é 40 vezes menor do que o de um equipamento padrão comercializado atualmente no mercado, de acordo com dados da prefeitura do Rio.
Segundo Jurandir Nadal, professor titular da Coppe e coordenador do projeto, a expectativa é arrecadar R$ 5 milhões para produzir até 1.000 respiradores. Eles serão distribuídos para as Unidades de Terapia Intensiva por meio de um grande estudo de aplicação clínica. E posteriormente doados ao Sistema Único de Saúde.
O equipamento foi desenhado para produção em massa, de forma simples, rápida e barata, com recursos disponíveis no mercado nacional. O coordenador do projeto, no entanto, afirma que é um recurso simples e seguro, porém emergencial, que deve ser utilizado somente quando não houver um equipamento padrão disponível, como já vem acontecendo em vários locais durante a pandemia.
Os resultados dos testes do ventilador de exceção foram encaminhados para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O equipamento também será submetido à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para testagem em pacientes no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da própria UFRJ.
As doações deverão ser efetuadas, por depósito bancário, em nome da Fundação Coppetec. Criada pela Coppe, a fundação gerencia projetos e recursos destinados à ciência, tecnologia e inovação.
As informações sobre os valores recebidos e onde foram aplicados estarão disponíveis no site da instituição, como já tem sido feito com a campanha de captação de recursos para os hospitais da UFRJ. Os dados para depósito estão no site www.coppetec.coppe.ufrj.br.
Fonte: Ag. Brasil