Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 26 de maio de 2024.

Nacional

TSE nega recurso que pedia cassação de Zema, mas aplica multa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta terça-feira ação que pedia a cassação o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por suposto abuso de poder político durante as Eleições Gerais de 2022.

A Corte, contudo, aplicou multa de R$ 5 mil a Zema e a outros gestores do estado pela divulgação de propaganda institucional em sites oficiais durante período vedado pela legislação eleitoral.

Por unanimidade, os ministros do TSE seguiram o relator, ministro Raul Araújo, mantiveram decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que considerou que a divulgação não afetou o pleito e julgou a ação improcedente.

“Não há falar em sanção de cassação de mandato pois as condutas não demonstram gravidade para afetar a isonomia entre os candidatos de forma a impactar no resultado das eleições”, apontou Araújo em seu voto.

Valor da multa

O recurso apreciado pelos ministros do TSE foi apresentado pela coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais, coletivo que inclui PSD, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e PSB.

A única divergência no julgamento ocorreu na discussão sobre o valor da multa que deveria ser aplicada a Zema e aos demais gestores. Para o ministro Floriano de Azevedo Marques, a conduta praticada pelo governador de Minas tinha “alto grau de reprovabilidade” e, por isso, deveria ficar no patamar de R$ 10 mil. A maioria, conduto, manteve a sanção proposta pelo relator.

Zema foi reeleito em 2022 com 56,71% do total de votos válidos. A disputa foi contra o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que obteve 34,55%.

Fonte: Exame

Mais notícias

Nacional

Jedis, siths, sabres de luz e naves espaciais. Que a força esteja com você, que é fã de Star Wars desde que a franquia...

Nacional

A Caixa realizou neste sábado, 25, o sorteio das seis dezenas do concurso 2.729 da Mega-Sena no Espaço da Sorte, em São Paulo. O evento foi transmitido ao vivo...

Nacional

Existe vida fora do planeta Terra? A resposta para esta pergunta feita por cientistas há milhares de anos, pode estar mais próxima após cientistas...

Nacional

As despesas médicas registradas ao longo de 2023 podem ser deduzidas na declaração completa do Imposto de Renda e beneficiar o contribuinte na hora...