Conectado por
Rondônia, quarta, 01 de maio de 2024.

Nacional

Novo mapa-múndi do IBGE coloca Brasil no centro do mundo e causa polêmica

Compartilhe:

Publicado por

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta semana, o novo mapa-múndi, parte de sua 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, que reúne mapas físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo. Ele gerou polêmica nas redes sociais devido a algumas escolhas. Diferentemente dos mapas-múndi tradicionais, no seu o IBGE posiciona o Brasil no centro do mundo. Além disso, elenca Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como territórios argentinos.

Nas redes, alguns usuários defenderam a posição central do Brasil, já outros chamaram a escolha de “lacração ideológica”. O próprio presidente Lula (PT) entrou no assunto, lembrando que a Terra é redonda e que, portanto, nenhum país está, de fato, em seu centro.

O Brasil no centro do mundo, finalmente!
Que a Cartografia é um recurso de poder utilizado pelos Estados, não é novidade. Recentemente, tivemos a publicação de novos mapas de países como Venezuela, Rússia e China, que colocam territórios disputados como seus. pic.twitter.com/1uyh2Z615e

— Roberto R G Uebel (@RobertoUebel)
April 10, 2024

Lacração geográfica. Resultado mesmo temos visto muito pouco no IBGE

— Igor (@ig27or)
April 11, 2024

A terra é redonda. 🌎 https://t.co/IAsSbAQAp2

— Lula (@LulaOficial)
April 12, 2024

Ilhas Malvinas da Argentina

O mapa-múndi do IBGE lista as Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como território argentino, em consonância com a decisão do Itamaraty de apoio ao país vizinho. Os territórios são fonte de disputa com o Reino Unido desde o século 19. Após uma guerra, os britânicos assumiram o controle das Maldivas em 1982, e hoje as conhecem como Ilhas Falkland.

Fonte: O tempo