Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 19 de dezembro de 2025.

Nacional

Joalheiros de Brasília que compram ouro ilegal de terra Yanomami são alvo da PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) uma operação contra esquema de extração ilegal de ouro de territórios indígenas situados nos estados do Pará e Roraima (incluindo a Terra Indígena Yanomami) que é vendido por joalheiros de Brasília e São Paulo. 

Após receberem o minério retirado de forma clandestina das terras indígenas, integrantes da organização criminosa transportavam o material em caminhonetes, caminhões e aviões de pequeno porte para Goiás, onde era negociado e entregue a joalheiros atuantes no Distrito Federal e no estado de São Paulo, segundo a PF.

Na manhã desta terça, 92 policiais federais foram às ruas com 33 mandados judiciais, nos estados de Goiás, Pará, São Paulo e no Distrito Federal, sendo 12 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão. A Justiça também mandou apreender 15 veículos de luxo (avaliados em mais de R$ 4 milhões) e de 9 aeronaves (avaliadas em mais de R$ 15 milhões).

A PF não divulgou os nomes dos investigados, que vão responder pelos crimes de lavagem de capitais, usurpação de minérios da União, crime contra a ordem tributária e organização criminosa.

Fonte: O tempo

Mais notícias