Diante do ataque a Israel pelo grupo palestino Hammas, foi realizada na manhã deste domingo, no Palácio do Itamaraty, uma reunião de coordenação do Governo brasileiro que acompanha o andamento do conflito e avalia a situação dos brasileiros na região. 
Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, explicou que aeronaves irão à Itália para resgatar brasileiros que estão na região atingida pelo ataque palestino.
Damasceno também afirmou que ainda não está confirmada se a primeira decolagem será nesta segunda ou na terça-feira. A definição da data depende da lista de pessoas que forem embarcar,
Ele acrescentou que existe a possibilidade de muitos brasileiros voltarem em aviões comerciais. O comandante destacou também a capacidade das aeronaves.
Damasceno afirmou que a primeira decolagem pode ser ainda neste domingo e que a lista deve ser montada até esta segunda-feira.
Participaram da reunião a Ministra substituta das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e do Assessor Especial do Presidente da República, Embaixador Celso Amorim.
Também neste domingo vai ser realizada uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, na sede da entidade em Nova Iorque. A convocação extraordinária foi definida pelo Brasil. Serão tomadas decisões, no âmbito do organismo, sobre os ataques.
Internacional Rio de Janeiro 08/10/2023 – 12:55 Roberto Piza / Beatriz Albuquerque Carolina Pessoa – repórter da Rádio Nacional ataques Israel domingo, 8 Outubro, 2023 – 12:55 2:14
Fonte: Ag. Brasil







































