Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 24 de janeiro de 2026.

Geral

Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Cristiano Zanin tomou posse, nessa quinta-feira (3), como ministro do Supremo Tribunal Federal. Indicado pelo presidente Lula, Zanin assume a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandoski, que se aposentou em abril.

A sessão foi rápida – durou cerca de 15 minutos.  Zanin fez o juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse. Depois, ele foi conduzido ao plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo a ocupar uma cadeira do STF, e André Mendonça, o mais novo.

A presidenta do STF, ministra Rosa Weber, quebrou o protocolo para desejar boas-vindas ao novo ministro.

O ministro da Justiça, Flavio Dino, que já foi juiz federal, esteve na cerimônia e disse que pela trajetória de Zanin, ele terá muito a acrescentar no STF.

Após o encerramento da sessão, Zanin recebeu os cumprimentos dos convidados.

Estiveram presentes na posse o presidente Lula, vice-presidente, Geraldo Alckmin, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, presidente da Câmara, Arthur Lira, ministros e ex-ministros do STF, além de diversos parlamentares e integrantes do judiciário.

Zanin também estava acompanhado de sua família – a esposa, Valeska Zanin Martins, junto com seus três filhos.

O novo ministro do STF foi sabatinado e teve seu nome aprovado pelo plenário do Senado em 21 de julho, com 58 votos favoráveis e 18 contrários.         

Zanin é paulista, tem 47 anos, e se formou em direito pela PUC São Paulo. É professor de direito civil e atuou no Comitê de Direitos Humanos da ONU.                             

O novo ministro atuou como advogado por mais de 20 anos, tendo destaque na defesa do presidente Lula nas ações da Operação Lava Jato.  Também advogou para grupos empresariais, como Transbrasil e Varig.

Justiça Brasília 03/08/2023 – 20:55 Raquel Mariano / Alessandra Esteves Gésio Passos – Repórter Rádio Nacional stf Posse Cristiano Zanin quinta-feira, 3 Agosto, 2023 – 20:55 3:19

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias