Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Geral

Morre Hélio Turco, maior campeão das disputas de samba da Mangueira

Hélio Turco, maior campeão das disputas de samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira, morreu nesta quinta-feira (8), aos 87 anos. O sambista, compositor e baluarte da Verde e Rosa venceu 16 vezes o concurso, conquistando seis títulos. Isto o tornou compositor com maior número de conquistas da escola. Turco também era presidente de Honra da Mangueira.

Nascido no Grajaú e morador da Mangueira desde a infância, ele desfilou pela primeira vez em 1952, em uma função que não existe mais nas escolas de samba, a de “puxador de corda”.

Entrou para a ala de compositores em 1957 e, em 1959, a Mangueira levou para a avenida um samba de sua autoria: O Brasil através dos tempos. O último – Se todos fossem iguais a você – foi uma homenagem a Tom Jobim, que rendeu a Hélio Turco o Troféu Cidade do Rio de Janeiro de melhor samba. 

Outros sambas de destaque do artista foram Yes, nós temos Braguinha, de 1984, quando a Mangueira foi campeã do Carnaval, no ano da inauguração do Sambódromo, e Cem anos de liberdade – realidade ou ilusão, de 1988.  

A causa da morte do compositor não foi revelada. 

Cultura Rio de Janeiro 08/06/2023 – 12:38 Leila Santos/ Renata Batista Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Hélio Turco samba Mangueira quinta-feira, 8 Junho, 2023 – 12:38 72:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias