Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Geral

Assembleia do Rio aprova medidas contra racismo nos estádios

Os recentes ataques racistas ao jogador Vini Jr motivaram a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a aprovar uma série de medidas contra o racismo nos estádios de futebol. O atleta, nascido em São Gonçalo, na Baixada Fluminense, também será agraciado com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Parlamento Fluminense.

Entre as medidas aprovadas, está a Política Estadual Vini Jr de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas. A proposta prevê que as partidas poderão ser interrompidas quando houver qualquer denúncia ou manifestação racista. A interrupção durará o tempo que o organizador do evento ou o delegado da partida julgar necessário e enquanto não cessarem as atitudes discriminatórias. Em caso de atos praticados por grupos ou de forma reincidente, o jogo poderá ser encerrado.

O autor original do projeto é o deputado Professor Josemar (Psol-RJ) que ressaltou a importância da medida.

Além deste projeto, outras medidas são a divulgação de campanhas educativas nos intervalos das partidas e o incentivo para que qualquer cidadão informe condutas racistas a autoridades presentes no estádio. A concessão da medalha Tiradentes ao atleta foi proposta pela deputada Verônica Lima (PT-RJ).

A deputada também foi a responsável, junto com o parlamentar Felipinho Ravis (SDD-RJ), pelo projeto que cria o Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol, comemorado em 7 de abril, em alusão ao dia em 1924, em que o Vasco da Gama foi penalizado por ter jogadores negros em seu time. As propostas agora seguem para a sanção do governador Cláudio Castro, em até 15 dias.

Esportes Rio de Janeiro 07/06/2023 – 17:12 Tâmara Freire Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Vini Jr racismo no futebol Assembleia do Rio quarta-feira, 7 Junho, 2023 – 17:12 134:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias