Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Ministérios pedem apuração de crime de racismo em voo da Gol

Depois da divulgação de vídeos mostrando a retirada de uma passageira de um voo em Salvador, na Bahia, os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania enviaram solicitações ao Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) para avaliar se houve crime de racismo.

Os ministérios afirmam que receberam com “indignação” as notícias da situação ocorrida no voo que tinha como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Anac também foi notificada sobre o caso. 

Em vídeos divulgados nas redes sociais, policiais federais retiram a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Samantha Vitena, uma mulher negra, de um avião da Gol durante uma discussão a respeito do despacho de uma mala. Passageiros afirmam que Samantha Vitena já havia acomodado a mochila em um compartimento de bagagem e que os policiais chegaram quase uma hora depois.

A superintendência da Polícia Federal na Bahia informou que abriu uma investigação para apurar crimes de preconceito racial na retirada da passageira. E a Secretaria Nacional do Consumidor também informou que vai notificar a Gol para prestar explicações sobre o episódio. 

Em nota, a Gol Linhas Aéreas informou que, durante o embarque, havia muitas bagagens a serem acomodadas a bordo e que a cliente não aceitou a colocação da sua mochila nos locais indicados e, por medida de segurança, não pôde seguir no voo. A companhia divulgou comunicado pelas redes sociais afirmando que está apurando o ocorrido e que não tolera nenhuma atitude discriminatória.

Geral Brasília 30/04/2023 – 17:57 Rádio Nacional / Nathália Mendes Sheily Noleto – Repórter da Rádio Nacional crime de racismo Gol domingo, 30 Abril, 2023 – 17:57 1:45

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias