Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Rede municipal de ensino no Rio registra déficit de professores

Nos últimos 10 anos o número de professores na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro caiu de 42.536 para 36.416, um déficit de 6.120 profissionais. É o que aponta um levantamento feito pela vereadora Luciana Boiteux, do PSOL, a partir de dados da Secretaria Municipal de Educação. O estudo também revela uma redução de mais de 4 mil profissionais de apoio no mesmo período, totalizando hoje pouco mais de 12 mil merendeiras, porteiros e agentes educadores, entre outros postos.

No caso da falta de docentes, o quadro gera inúmeros prejuízos, como falta de aulas e salas superlotadas.

A dona de casa Amanda Menezes reclama que há duas semanas a escola da filha está com falta de professores, situação que considera preocupante.

Marcelo Sant’Anna, diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, o Sepe, confirma o prejuízo para os estudantes.

De acordo com o levantamento, os mais prejudicados são crianças carentes e periféricas, principalmente  as que precisam de vagas em creches, além de mulheres negras que precisam deixar seus filhos na escola para trabalhar. Outro dado alarmante é quanto ao baixo número de profissionais para atender aqueles com necessidades especiais.

A vereadora Luciana Boiteux explica que essa realidade não é nova, e tem se repetido a cada abertura de ano letivo. Ela acrescenta que, além de prejudicar os estudantes, a situação também é péssima para os professores.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu que anunciou, na última semana, a contratação temporária de 670 profissionais para suprir afastamentos temporários e a convocação de 570 professores aprovados em concursos anteriores, totalizando 1.240 novos docentes, que entrarão na rede nas próximas semanas. Além disso, ressaltou que mais de 11 mil professores aderiram à modalidade de dupla regência, ou seja, a realização de hora extra. Outra frente de atuação é na determinação do retorno de professores cedidos a outros órgãos. A Secretaria afirma que com essas estratégias atenderá a demanda atual por professores.

Educação Rio de Janeiro 24/02/2023 – 16:46 Vitória Elizabeth/ Renata Batista Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional rede municipal de ensino Rio de Janeiro sexta-feira, 24 Fevereiro, 2023 – 16:46 211:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias