Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Mercado São José, abandonado há mais de 4 anos, ganha nova destinação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro da Previdência Social, Carlos Luppi, assinaram nesta quinta-feira um Protocolo de Intenções para dar nova destinação ao Mercado São José, imóvel de propriedade do INSS,  localizado em Laranjeiras, na zona sul do Rio, que está abandonado há mais de quatro anos.

No Protocolo, a prefeitura manifesta o interesse na compra do prédio, que é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e até 2018 era um polo cultural e gastronômico da região.

Paes lembrou que há inúmeros outros imóveis de propriedade do INSS e da União nessa situação na cidade, que podem se transformar em um ativo para o município, a exemplo do que deve ocorrer com o antigo prédio do Canecão, que foi leiloado.

O ministro Carlos Lupi afirmou que a negociação com a prefeitura do Rio vai servir de modelo a ser aplicado em outras situações semelhantes no país. Segundo Luppi, o INSS tem mais de dois mil imóveis sem uso somente no Rio de Janeiro.

A ideia da prefeitura é fazer uma chamada pública para retomar a proposta anterior do Mercado São José que abrigava iniciativas culturais, gastronômicas e da economia criativa.

Carlos Newton, representante da Associação dos Comerciantes do Mercado São José, foi um dos desalojados em 2018, depois que o INSS retomou judicialmente o imóvel. Agora, espera poder retornar às atividades no local.

Há duas semanas o local chegou a ser invadido, mas a Polícia Militar conseguiu reaver o imóvel

O Mercadinho São José, como é conhecido, completa 80 anos em 2024. O espaço que, na época do Império, abrigou uma antiga senzala e o celeiro de um fazenda, posteriormente se transformou em um mercado de hortifrutigranjeiros, inaugurado em 1944 pelo presidente Getúlio Vargas.

 

Geral Rio de Janeiro 23/02/2023 – 21:59 Roberto Piza / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio – Repórter Rádio Nacional Mercado São José prédio histórico quinta-feira, 23 Fevereiro, 2023 – 21:59 207:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias