Com indícios de vandalismo e sabotagem, três torres de transmissão de energia foram derrubadas em Rondônia e no Paraná no último domingo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou que, apesar dos danos, não houve interrupção do fornecimento de energia.
Foram duas ocorrências em Rondônia e uma no Paraná. As empresas responsáveis pelas torres informaram que não foram identificadas condições climáticas que justificassem a queda das estruturas. Por isso, suspeitam de vandalismo.
As três ocorrências foram registradas na noite do último domingo. Em seguida, a Aneel enviou um comunicado a todas as Distribuidoras de Energia Elétrica do país para que monitorem qualquer risco às instalações e mantenham contatos prévios com os órgãos de segurança dos estados, informando imediatamente em caso de ocorrências relevantes que possam colocar em risco o abastecimento de energia elétrica.
Também foi solicitado ao ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, que reforce a atenção a possíveis ocorrências associadas a vandalismo ou sabotagem.
A situação tem sido monitorada por um Gabinete formado por servidores do Ministério de Minas e Energia, da Aneel, e do ONS.
Economia Brasília 10/01/2023 – 19:51 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional atos antidemocráticos Aneel terça-feira, 10 Janeiro, 2023 – 19:51 1:27
Fonte: Ag. Brasil










































