Uma noite para coroar as comemorações do centenário do rádio no país e também novos artistas, vencedores do Festival de Música 100 anos de Rádio, promovido pelas emissoras publicas Rádio Nacional e Rádio MEC.

Os novos nomes foram anunciados no palco da tradicional sala Cecília Meirelles, no centro da capital fluminense, nessa terça-feira. Além de ouvir uma mostra das novas composições, o público ainda pode conferir uma performance da banda Nova Orquestra com obras representativas da história do rádio e da música brasileira.
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Glen Valente, ressaltou a importância de um festival único que mostra a diversidade da música e das culturas do Brasil.
O gerente-executivo das Rádios EBC, Thiago Regotto, avalia que o Festival democratiza o acesso às emissoras para novos músicos e estilos musicais.
Cinco novos talentos com composições inéditas foram premiados em cinco categorias: Juliani Carla Ribeiro foi a vencedora na categoria melhor Música Infantil, com Dia de Cão. Álvaro Carriello, venceu a melhor Música Clássica , com Introdução e Dança para Violino e Piano. Na categoria Melhor Música Instrumental, o ganhador foi Marcelo Louback, com Sem Perder Tempo. A melhor musica popular foi Medo, de Tais Reganelli, e o premio Melhor Musica Regional Alto Solimões é de Genário Manuel, do povo Tucunã, da região norte, com a música Turimã.
Genário Manuel se emocionou com a premiação e explicou o significado da letra que compôs.
As composições serão veiculadas na grade das Rádio MEC e Nacional, nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios e nos demais veículos da EBC. No próximo sábado um especial gravado do Festival pode ser assistido na programação da TV Brasil.
Geral Rio de Janeiro 07/12/2022 – 07:30 Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Festival de Música 100 anos de Rádio quarta-feira, 7 Dezembro, 2022 – 07:30 3:11
Fonte: Ag. Brasil










































