Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 22 de janeiro de 2026.

Geral

Agosto terá 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real, com 10 espetáculos gratuitos

Num dos momentos de maior dificuldade, uma iniciativa surge como um sopro de esperança para o setor teatral.  O Rio de Janeiro vai sediar em agosto o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real, com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube. A mostra competitiva, promovida pela Companhia Banquete Cultural, levará ao público 10 espetáculos que estarão sendo encenados ao vivo.

O diretor do Festival, Jean Mendonça, contou que a ideia é fruto de um processo de pesquisa em busca de soluções diante do pânico que se instalou na área cultural assim que a pandemia chegou ao país.

Ainda em março, com o texto de sua autoria, a peça “Ata-me as mãos aos pés das celas”, adaptada ao momento atual, começou a fazer experimentações com atores por meio das plataformas digitais. Em julho o espetáculo foi apresentado com sucesso no YouTube.

Jean Mendonça acredita na longevidade do Teatro Web, nome dado ao novo formato, como mais uma possibilidade para o fazer teatro pós pandemia.

Segundo o diretor, o festival é cem por cento independente e não recebeu qualquer fomento, contando praticamente apenas com recursos humanos.  Foram selecionados cinco dramas e cinco comédias para esta primeira edição, com base em critérios como presença, precisão, relevância social, qualidade de som e imagem do vídeo.

A grande maioria das criações foi feita a partir do surgimento da Covid-19 ou com textos readaptados para o momento e a nova realidade virtual do teatro.

Juracy de Oliveria, do espetáculo Safe & Confort, um dos selecionados na categoria drama, avalia que não há uma perda considerável na percepção e conexão com a plateia no ambiente virtual.

Concorrente na categoria comédia, com o espetáculo “Exagerei no Rímel”, Anja Bittencourt concorda com o colega e diz que essa é a nova vivência do teatro.

Os trabalhos dos artistas e coletivos teatrais serão apresentados na primeira quinzena de agosto, sempre aos sábados e domingos, ao vivo, pela plataforma Zoom. A sala contará com uma plateia virtual de 90 pessoas, incluindo espectadores voluntários, convidados, júri técnico e organizadores do Festival.

Já na segunda quinzena do mês, os vídeos gravados das apresentações serão exibidos pelo YouTube, no canal da Companhia Banquete Cultural. Nessa etapa o público está convidado a participar como espectador e jurado.

Todas as curtidas serão computadas como voto do Júri Popular. O anúncio dos dois premiados, um pra cada categoria, será em uma live no mesmo canal, no dia 31 de agosto. A participação nos espetáculos é gratuita.

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias