Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 29 de janeiro de 2026.

Geral

Militares vão atuar na distribuição de urnas em 500 localidades

Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica vão atuar em mais de 500 localidades de 11 estados do país, durante o primeiro turno das eleições de outubro, para garantir a logística de distribuição das urnas e a segurança das zonas eleitorais. O pedido foi feito pelos tribunais regionais eleitorais e autorizado pelos ministros do TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

O Ministério da Defesa informou que até esta semana, mais de 460 cidades pediram apoio das tropas e 120 apoio logístico. A solicitação pode ser feita ao TSE até 72 horas antes da votação no primeiro turno.

Somente no Estado do Rio de Janeiro o contingente das forças armadas deve atuar em 167 localidades, de acordo com o TRE.

As tropas vão apoiar ainda o transporte de eleitores, principalmente moradores de áreas rurais, indígenas e ribeirinhas. Para isso, foram acionados os comandos militares do Norte, Nordeste, Oeste, Leste, do Planalto e da Amazônia. A atuação desses grupamentos vai acontecer nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins.

Além desses, as forças armadas também vão atuar com o Comando de Operações Aeroespaciais e o de Defesa Cibernética. O pedido de atuação das forças armadas nas eleições é previsto em lei e deve ser feito pelos tribunais regionais eleitorais. Para isso, devem justificar o pedido e a necessidade de reforço na segurança em acordo com a Secretaria de Segurança de cada estado.

Política Brasília 21/09/2022 – 16:10 Nádia Faggiani / GT Passos Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Eleições 2022 TSE TRE militares quarta-feira, 21 Setembro, 2022 – 16:10 1:48

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias