Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 29 de janeiro de 2026.

Geral

TSE entende que emissoras podem decidir as regras de entrevistas

As emissoras de Rádio e TV podem definir as próprias regras para entrevistas de candidatos durante a eleição. O plenário do Tribunal Superior Eleitoral entendeu que as regras exigidas para os debates não se aplicam às sabatinas de candidatos.

Com isso, o tribunal rejeitou, por unanimidade, os pedidos das coligações de Lula, do PT, Soraya Thronicke, do União, para alterar as regras de entrevistas da TV Globo e da TV Record.

A coligação de Soraya Thronicke questionou o critério dessas emissoras de entrevistar apenas os quatro mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. Segundo a candidata, ela estava em quinto no DataFolha do dia 9 de setembro, dentro da margem de erro com a quarta colocada, que foi convidada para sabatina nas emissoras.

O segundo caso foi apresentado pelo candidato Luís Inácio Lula da Silva que pediu que a ordem das entrevistas na TV Record fosse definida por sorteio uma vez que a sabatina dele estava marcada para uma sexta-feira, o que, em tese, tem menor audiência.

A relatora dos pedidos, a ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri, negou os pedidos, alegando que a lei definiu critérios apenas para debates.

A ministra também argumentou que os critérios das emissoras, de selecionar apenas os primeiros colocados em pesquisas de intenção de voto, é objetivo e impessoal, não configurando um direcionamento arbitrário.

Geral Brasília 15/09/2022 – 20:20 Jacson Segundo / Alessandra Esteves Lucas Pordeus – Repórter Rádio Nacional TSE Emissoras regras entrevistas Eleições 2022 quinta-feira, 15 Setembro, 2022 – 20:20 125:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias