Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 30 de janeiro de 2026.

Geral

Dia Nacional do Escalpelamento alerta sobre como evitar este acidente

Uma data para conscientizar sobre a importância da prevenção ao escalpelamento e desenvolver ações preventivas e de recuperação da autoestima da qualidade de vida das pessoas atingidas, principalmente mulheres e meninas. 28 de agosto é o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

As atividades fazem parte das iniciativas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e são promovidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial, responsável ainda por um levantamento que revela que de 1967 a 2022 ocorreram no país mais de 500 acidentes com vítimas de escalpelamentos. 

As cidades com mais casos registrados foram Muaná, Breves, Portel Cametá e Belém, todas no estado do Pará.

No âmbito do Projeto Mulheres Escalpeladas, o ministério promoveu a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, no ano passado, para desenvolver estudos visando construir um protótipo para a proteção do eixo do motor das embarcações. A ação é realizada pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos e Universidade Federal do Pará.

Outra parceria foi firmada com o Ministério Público do Trabalho para desenvolver estudos e projetos que resultem em políticas publicas que garantam proteção integral e apoio, em especial, às mulheres vítimas desses acidentes.  Ainda em 2021, o Brasil entregou perucas a mulheres vítimas de acidentes de escalpelamento.

O escalpelamento consiste no arrancamento brusco, parcial ou total, do couro cabeludo. Em muitos casos, as vítimas têm orelhas, sobrancelhas, pálpebras e parte do rosto e pescoço arrancados, o que causa graves lesões e pode levar à morte. Segundo o Ministério da Saúde, as principais sequelas incluem dores de cabeça ou cervicais crônicas, dificuldade na audição, fala e visão.

Saúde Brasília 28/08/2022 – 16:20 Guilherme Strozi Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional escalpelamento domingo, 28 Agosto, 2022 – 16:20 130:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias