Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 31 de janeiro de 2026.

Geral

RJ teve 56 políticos baleados nos últimos seis anos

Nos últimos seis anos, 56 políticos foram baleados na região metropolitana do Rio de Janeiro. O caso mais recentes foi o do ex-vereador carioca Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho, assassinado na última quinta-feira (4). Assim como Jerominho, 46 dos políticos baleados morreram e nove ficaram feridos.

Somente este ano, três ocorrências já foram registradas, sem sobreviventes. A conta foi feita pelo Instituto Fogo Cruzado, que produz diversos indicadores sobre violência armada, inclusive a ocorrência de mortos e feridos em decorrência do disparo de armas de fogo.

Maria Isabel Couto, diretora de programas do instituto ressalta que Jerominho não era apenas político, mas também o fundador de uma das maiores milícias da capital, a Liga da Justiça.

Exercendo dois mandatos, Jerominho foi vereador entre 2001 e 2008. Ele foi morto em uma emboscada quando passava por uma estrada no bairro de Campo Grande, na zona oeste.

Por causa do seu envolvimento com a milícia fundada por ele, o ex-vereador esteve preso de 2007 a 2018 e foi novamente detido em dezembro do ano passado, mas solto uma semana depois. Ele chegou a se apresentar este ano como pré-candidato a deputado federal.

Política Rio de Janeiro 06/08/2022 – 17:45 Leila Santos/ Renata Batista Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional Rio de Janeiro Políticos sábado, 6 Agosto, 2022 – 17:45 114:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias