Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 03 de fevereiro de 2026.

Geral

Governador do Rio defende operação policial que deixou 23 mortos

Rio de Janeiro dá a largada do uso de câmeras portáteis nos uniformes de policiais militares. Ao participar, nesta segunda-feira, da solenidade que marcou o início da utilização do equipamento, o governador do estado, Cláudio Castro, voltou a defender a operação policial realizada na semana passada na Vila Cruzeiro, no Complexo de Favelas da Penha, na zona norte da cidade, e que deixou pelo menos 23 mortos.

A ação teve a participação de dezenas de agentes do Batalhão de Operações Especiais da PM, e das Polícias Federal e Rodoviária Federal. O objetivo era prender lideranças da maior facção criminosa em atuação no Rio.

Castro reiterou que foi cumprida a determinação do STF, que restringe as operações policiais em favelas e com aviso prévio ao Ministério Público. Mas, garantiu que vai cumprir o prazo de 30 dias dado na última sexta-feira, pelo ministro Edson Fachin, do STF, para que o governo do estado ouça entidades, como a OAB e a Defensoria Pública, na elaboração de um plano para reduzir a letalidade policial em operações.

Segundo o governador, foram compradas 21 mil câmeras portáteis, a serem instaladas, inicialmente, em uniformes de policiais militares de nove batalhões da capital que atuam em locais de patrulhamento.

Sobre o uso do equipamento por agentes em operações, Castro disse que vai depender da curva de aprendizado com esta primeira experiência. Mas, segundo ele, é preciso ter cuidado para não mostrar a estratégia e o sigilo da operação.

O início da implantação das câmeras estava previsto para 16 de maio, só que foi adiado a pedido da empresa fornecedora dos equipamentos.

A medida já foi adotada no estado de São Paulo. De acordo com levantamento da Polícia Militar, os batalhões que adotaram o sistema de câmeras pessoais tiveram redução de 87% nas ocorrências de confronto.

Geral Rio de Janeiro 30/05/2022 – 20:03 Leila Santos / GT Passos Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional rio Câmeras segurança Policiais segunda-feira, 30 Maio, 2022 – 20:03 165:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias