Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 01 de fevereiro de 2026.

Geral

China libera importação de parte da carne brasileira retida

As autoridades alfandegárias da China informaram, nesta terça-feira, que vão aceitar os pedidos de importação de carne bovina brasileira que tenham recebido certificado sanitário antes de 4 de setembro. Assim, a carne bovina do Brasil que está retida nos portos do país deve ser liberada.

As exportações da carne bovina para a China foram suspensas depois que dois casos atípicos da doença da vaca louca foram detectados no Brasil. A carne que já estava nos portos continuou sendo exportada, mas a maior parte não conseguiu passar pela alfândega na chegada à China.

Os casos da doença animal foram considerados atípicos, por serem de um tipo espontâneo, e não por transmissão no rebanho, o que, de acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal, não oferece risco à saúde humana.

O embargo às exportações, que entrou na 12ª semana, segue valendo. Autoridades do Brasil e da China continuam as negociações para retomar as vendas, mas ainda sem previsão de data.

Nesta terça, a ministra da Agricultura Tereza Cristina disse que espera que em dezembro o comércio de carne com a China retorne à normalidade.

O Brasil é o principal fornecedor de carne bovina a China, atendendo a cerca de 40% das importações do país asiático. 

Economia Brasília China pede que “certas pessoas” encerrem “alarde maldoso” sobre Peng 23/11/2021 – 18:57 Paula de Castro / GT Passos Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional carne China terça-feira, 23 Novembro, 2021 – 18:57 2:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias