Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 01 de fevereiro de 2026.

Geral

Baixo nível do Rio Madeira pode provocar restrições de navegação

Os moradores de Porto Velho, capital de Rondônia, estão acostumados a ver o Rio Madeira com níveis elevados geralmente no fim do ano, quando começa o período chuvoso na região. O aumento das águas costuma causar cheias em janeiro.

Mas agora em 2021, a situação é bem diferente. Isso porque choveu menos que o esperado entre maio e outubro, quando foi registrado 80 milímetros a menos do que a média esperada para o período. Na última medição, nessa segunda-feira, o rio que banha a capital rondoniense estava em três metros e seis centímetros.

Mas a situação ainda pode mudar. É que a previsão é de chuvas mais fortes a partir do dia 6 de novembro. Com isso o CPRM – Serviço Geológico do Brasil estima que nos próximos sete a 15 dias, o nível do Rio Madeira chegue a quatro metros, o que pode provocar restrições de navegação em Porto Velho, como explica o pesquisador do CPRM, Marcos Suassuna.

Marcos detalha que o Rio Madeira já registrou níveis mais baixos que o atual.

Em contraponto a seca deste ano, o rio Madeira teve três cheias históricas. Em 2014, quando passou de 19 metros. Em 2007, quando foram registrados 17 metros e 52 centímetros. Em 2019, quando ficou em 17 metros.

 

 

 

 

Meio Ambiente Brasília 02/11/2021 – 17:50 Paula de Castro Ribeiro e Luiz Cláudio Ferreira Dayana Vitor, da Rádio Nacional Seca Rio Madeira  terça-feira, 2 Novembro, 2021 – 17:50 2:20

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias