Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 22 de janeiro de 2026.

Nacional

Lira anuncia que levará voto impresso para votação em plenário da Câmara

Em pronunciamento no fim da tarde desta sexta-feira (6), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que levará a plenário a proposta do “voto impresso”, apoiada insistentemente pelo chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido). Em sua fala, o deputado disse que “essa disputa”, entre o presidente e outros poderes federativos, como Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF), foi “longe demais”. 

“Nos últimos dias, assistimos a um tensionamento (entre os poderes). Quando a corda é puxada com muita força, leva os poderes a muito além de seus limites. Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar o voto impresso para o plenário”, defendeu.

Lira não se furtou de ressaltar que todos os representantes do Parlamento brasileiro “foram eleitos pela urna eletrônica”, e disse que trazer a discussão do voto impresso para a Casa é “a expressão da democracia”. 

A mudança, balizada por uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), precisa receber maioria qualificada – ou seja, de ao menos, dois terços dos deputados – e votação em dois turnos. São necessários 308 votos para que ela seja aprovada.

“Não contem comigo para qualquer movimento que rompa uma harmonia dos poderes. Este é o meu papel, e não fugirei deste compromisso. O botão amarelo continua apertado, segue com a pressão do meu dedo”, concluiu o presidente da Câmara. 

Fonte: O tempo

Mais notícias