Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quarta, 28 de janeiro de 2026.

Geral

Valor dos planos de saúde deve ter inédita queda

Pela primeira vez na história, o valor dos planos de saúde individuais e familiares vai reduzir. A queda deve ser de, pelo menos, 8,19%, nos contratos que fazem aniversário de primeiro de maio deste ano até 30 de abril do ano que vem. A medida vale para contratos firmados a partir de janeiro de 1999 e afeta 9 milhões de pessoas, que correspondem a 18,7% dos usuários de planos de saúde no país.

A decisão foi tomada nessa quinta-feira, de maneira unânime, pela diretoria colegiada da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. Para definir o valor do reajuste, a agência reguladora olha para trás.

O ano de 2020 apresentou redução em todos os procedimentos atendidos pelos planos de saúde, como detalhou a gerente de Monitoramento Assistencial da ANS, Flávia Tanaka (confira acima a reportagem no player).

O diretor de Desenvolvimento Setorial Substituto da ANS, César Serra, afirmou que a frequência de uso da estrutura da saúde suplementar é um fator decisivo na definição do reajuste.

As operadoras de saúde são obrigadas a reduzir as mensalidades em 8,19% ou mais. As empresas não podem ignorar nem aplicar uma redução menor. Essa diminuição do preço deve ser feita de maneira retroativa para os planos individuais e familiares que fizeram aniversário em maio, junho e agora, em julho.

De acordo com o parecer técnico da ANS, a tendência é que os planos de saúde coletivos sigam essa redução das mensalidades.

Foi a primeira vez que a reunião para definir o índice de reajuste foi aberta ao público, no canal da ANS no YouTube. No ano passado, a agência reguladora autorizou os planos de saúde individuais e familiares a aumentar até 8,14%. A área técnica da agência reguladora avaliou que a redução do valor da mensalidade não prejudica a sustentabilidade das operadoras de saúde.

Economia Tendência é que os planos de saúde coletivos sigam essa redução Brasília Planos de saúde individuais terão reajuste negativo pela 1ª vez 08/07/2021 – 21:26 Jéssica Gonçalves e Luiz Claudio Ferreira Victor Ribeiro, da Rádio Nacional Planos de Saúde economia quinta-feira, 8 Julho, 2021 – 21:26 3:09

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias