Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Política

Deputados estaduais aprovam Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2026

Depois acirrados debates entre parlamentares, o texto segue para a sanção do governo do estado.

Mesa diretiva da sessão extraordinária (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

Os deputados estaduais rondonienses realizaram na última quarta-feira (21), no prédio da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), a 3ª sessão legislativa extraordinária. Estavam presentes nas galerias prefeitos, vereadores, servidores públicos da saúde e outros representantes da sociedade.

O presidente da Casa de Leis, Alex Redano (Republicanos), presidiu a mesa em que foi debatido o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA). Depois de muitos debates, o texto foi aprovado pela maioria dos parlamentares.

As exceções foram os deputados Delegado Camargo (Republicanos), Claudia de Jesus (PT) e Dra. Taíssa (Podemos) que se abstiveram de votar. Eles justificaram a abstenção afirmando que o orçamento em votação vai diminuir os recursos para setores essenciais como segurança pública e saúde.

 

Deputado Delegado Camargo se absteve da votação (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

 

A sessão foi marcada por discussões acirradas entre os parlamentares estaduais, onde foram enfatizados a necessidade de mais recursos para investimentos em saúde, segurança pública e na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Uma denúncia feita por alguns deputados foi de que onze delegacias da Polícia Civil seriam fechadas e para se evitar a diminuição de recursos nessas áreas, o deputado Delegado Camargo, apresentou uma sugestão. “Um caminho que vejo é que todos os poderes precisam cortar na própria carne”, propôs.

Distribuição

Recursos para a saúde pública foi um dos pontos debatidos pelos deputados na votação do orçamento (Foto: Governo de Rondônia)

 

Na manhã de quarta-feira (21), a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Casa de Leis já havia aprovado, em reunião extraordinária, o Projeto de Lei 1078/2025. No texto, foi estimada a receita e fixada a despesa do estado de Rondônia para o exercício financeiro de 2026, no valor de R$ 18.650.943.291,00 (dezoito bilhões, seiscentos e cinquenta milhões, novecentos e quarenta e três mil e duzentos e noventa e um reais).

Desse total, de acordo com a mensagem governamental, a previsão de distribuição dos recursos entre os Poderes e órgãos do Estado para 2026 ficou da seguinte forma:

– Poder Executivo: 74,89%

– Poder Judiciário: 11,29%

– Assembleia Legislativa: 4,77%

– Ministério Público: 4,98%

– Tribunal de Contas: 2,54%

– Defensoria Pública: 1,53%

Com a aprovação por parte dos deputados estaduais, o texto segue, agora, para sanção do governador e publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), passando a vigorar como lei orçamentária para o exercício de 2026.

Ao final, o presidente da Casa de Leis, deputado Alex Redano, convocou uma nova sessão extraordinária para a próxima segunda-feira (26), às 15 horas, no plenário da Assembleia Legislativa. Na ocasião, serão votados os projetos da Casa de Leis e outros do Poder Executivo.

 

Texto: Ivanilson Frazão I Jornalista
Fotos: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO e Governo de Rondônia

Mais notícias

Nacional

Deputado deu início ao movimento no começo da semana em Paracatu, interior de Minas Gerais A caminhada do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que começou...

Polícia

Homem já estava sendo investigado por tráfico de drogas entre municípios e tinha ligação com outros integrantes da facção. O suspeito confessou o crime....

Porto Velho

Evento reuniu empreendedores de diferentes segmentos e integrou a programação comemorativa da capital. A Feira Compre Mais Aqui integrou a programação do aniversário de...

Mato Grosso

Com galerias lotadas, servidores reconheceram a atuação da Assembleia Legislativa na RGA de 5,4%, mas reforçaram que a mobilização continua pela recomposição das perdas...