Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Política

ELEIÇÕES 2026: Marcos Rogério e Fernando Máximo lideram corrida ao governo e Senado

O estudo avaliou cenários para o Governo do Estado e para o Senado Federal. Nos cenários estimulados para o Governo, quando são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, o senador Marcos Rogério (PL) lidera em todos os cenários testados. No primeiro, composto por quatro nomes, Rogério registra 42,2% das intenções de voto, seguido por Adailton Fúria (PSD), com 23,5%. Considerando apenas os votos válidos, o senador alcança 54,5%, contra 30,3% de Fúria. Portanto, nesse cenário, Marcos Rogério seria eleito em primeiro turno.

Em outro cenário, que inclui também Confúcio Moura (MDB) e Hildon Chaves (PSDB), Marcos Rogério aparece com 32,3%, seguido por Fúria (18,2%), Confúcio (12,7%) e Hildon (11,7%). Em votos válidos, o parlamentar atinge 39,6%, mantendo-se à frente mesmo com o aumento do número de opções apresentadas.

Na simulação sem o nome de Rogério, o deputado Dr. Fernando Máximo (União Brasil) lidera com 29,2%, seguido por Fúria (20,7%) e Confúcio Moura (17,7%), mostrando um cenário mais equilibrado na ausência do senador.

No índice de rejeição considerando possíveis candidatos ao governo, Confúcio Moura lidera com 38,8%, seguido por Marcos Rogério (13,4%) e Hildon Chaves (11%).

Disputa pelo Senado

Na corrida pelas duas vagas ao Senado que Rondônia elegerá em 2026, o levantamento aponta um cenário ainda indefinido, com 70,1% dos entrevistados não citando nenhum nome de forma espontânea.

No primeiro cenário estimulado consolidado, Dr. Fernando Máximo aparece à frente no primeiro voto com 23,4%, seguido por Silvia Cristina (14,9%), Marcos Rocha (14,8%) e Mariana Carvalho (14,7%) — esses últimos com empate técnico. Confúcio Moura (11,1%) e Delegado Rodrigo Camargo (9,2%) completam a lista.

Em outro cenário testado, sem o nome de Fernando Máximo. Marcos Rogério lidera o primeiro voto com 18,6%, seguido novamente por Silvia Cristina (14,6%), Mariana Carvalho (14,5%) e Marcos Rocha (13,9%) – esses últimos se mantêm tecnicamente empatados dentro da mesma faixa percentual.

Metodologia

Advertisement. Scroll to continue reading.

O levantamento foi realizado com 1.480 entrevistas presenciais, aplicadas por meio de questionário digital geolocalizado e auditado, garantindo a confiabilidade da amostra. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A amostragem segue projeções do IBGE e as distribuições do TSE.

Sobre o Instituto Perfil Pesquisas

O Instituto Perfil Pesquisas é reconhecido entre a classe política de Rondônia pela forma responsável com que conduz seus estudos e pela qualidade de suas pesquisas. Com atuação contínua em pesquisas eleitorais, de opinião e de mercado, consolidou reputação especialmente pelas pesquisas de consumo interno, frequentemente utilizadas por campanhas, partidos e gestores no planejamento estratégico.

Ao longo dos últimos ciclos eleitorais, destacou-se pela capacidade de antecipar tendências do eleitorado rondoniense, tornando-se um dos institutos mais respeitados do estado.

 

Rondoniaovivo

 

Mais notícias