Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 16 de outubro de 2025.

Nacional

Morre aos 101 anos Walter Hertel, brasileiro que participou da 2ª Guerra Mundial

Morreu nesta quinta-feira (02 de maio), aos 101 anos, o militar Walter Hertel, ex-combatente que participou da 2ª Guerra Mundial. Bubi Hertel, como era carinhosamente chamado, era natural de Jaraguá do Sul, município de Santa Catarina que decretou três dias de luto após o anúncio do falecimento.

Hertel era o último ‘pracinha’ vivo da cidade. Este foi o nome dado a todos os soldados brasileiros que lutaram na linha de frente da 2ª Guerra Mundial. Na época, a Força Expedicionária Brasileira montou um grupo com 25.834 homens e mulheres do país que integraram o grupo dos Aliados na guerra.

Walter tinha orgulho da participação e chegou a lançar um livro, em 2020, chamado “Diário da Segunda Guerra Mundial”. O ex-combatente também era um participante ativo das ações que celebravam o Dia da Vitória e outros eventos relacionados à participação do Brasil no front italiano, em 1945. 

O anúncio da morte de Walter foi feito nas redes sociais, pelo seu neto:

“Vc cumpriu o seu dever de uma forma magistral e é justo que agora descanse. Tenho muito orgulho de carregar no meu nome esse sobrenome que você construiu. O teu H de Hertel foi pela vida toda também o mesmo H de honra, honestidade e humildade. Fostes não só meu herói mas o herói de muitos”, escreveu Cako Hertel no Instagram.

Hertel também atuou como relojoeiro e fundou o Clube Atlético Baependi. Em 2019, recebeu o título de Cidadão Benemérito da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O velório do ex-militar acontece na tarde desta quarta-feira (02), na Capela Maria Leier, em Jaraguá do Sul. 

 

Fonte: O tempo

Mais notícias