Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 18 de outubro de 2025.

Nacional

FAB se diz preparada para resgatar brasileiros em áreas de conflito

A Força Aérea Brasileira (FAB) disse, neste domingo (14), que está preparada para atender “quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito”, após o ataque do Irã contra Israel no sábado (13).

Em nota divulgada na manhã de hoje, a FAB diz que “mantém-se em constante prontidão, com suas tripulações e aeronaves, para se fazer presente onde o Brasil precisar”.

De acordo com a FAB, o preparo não diz respeito apenas à prontidão a missões específicas, mas também à necessidade de realizar uma nova missão de repatriação de brasileiros em Israel.

Operação Voltando em Paz

No ano passado, após ataques do grupo Hamas contra Israel, o governo brasileiro deu início a uma operação para repatriar os cidadãos brasileiros que encontravam-se nas áreas de maior perigo.

A operação foi denominada “Operação Voltando em Paz”, e realizou o primeiro voo com 211 passageiros, vindos da zona da conflito entre Israel e Hamas, em 11 de outubro.

Dados de novembro do ano passado indicam que a Operação transportou 1.477 pessoas, sendo 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianos e uma jordaniana. 

O Brasil contribuiu também com ajuda humanitária à Faixa de Gaza, com a doação de 1,5 tonelada de alimentos; 40 purificadores de água – com capacidade para tratar 220 mil litros de água por dia; e dois kits de saúde – cada um tem capacidade para atender 3 mil pessoas por 30 dias, e é composto por insumos, medicamentos etc. Cada kit consta de 48 itens, com peso total de 267 quilos em materiais. (Com Agência Estado)

 

Fonte: O tempo

Advertisement. Scroll to continue reading.

Mais notícias