Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 16 de outubro de 2025.

Nacional

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Wegovy, a primeira injeção semanal para tratamento de obesidade aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), chegará às farmácias do país no segundo semestre deste ano. A fabricante Novo Nordisk confirmou o lançamento do produto nesta quinta-feira (25), mas ainda não há data definida.

O medicamento custará até R$ 2.484 em estados que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é de 21%, como o Piauí. Em São Paulo a droga deve chegar a R$ 2.383, uma vez que a alíquota do estado é de 18%.

Os valores foram definidos pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) no ano passado. Segundo a Novo Nordisk, porém, “possivelmente não serão os preços encontrados pelos pacientes nos pontos de vendas quando os produtos chegarem ao mercado”.

A previsão anterior indicava que o medicamento, aprovado em janeiro de 2023, estaria disponível no segundo semestre daquele ano, mas a farmacêutica temia que acontecesse no Brasil o mesmo problema de desabastecimento enfrentado nos Estados Unidos.

No país norte-americano, a alta demanda provocou interrupção do tratamento de pacientes. Considerada uma doença crônica, a obesidade precisa de tratamento contínuo.

O medicamento para obesidade é à base da semaglutida, mesmo composto usado no Ozempic, remédio injetável para tratamento da diabetes tipo 2 que se tornou popular após depoimentos nas redes sociais indicarem perda de peso em pouco tempo.

A semaglutida, princípio ativo dos medicamentos, é um análogo do hormônio GLP-1 e, desta forma, consegue reduzir a quantidade de açúcar no sangue e informa ao cérebro do usuário que ele já está satisfeito e sem fome.

Estudos clínicos apresentados à Anvisa para autorização do Wegovy mostraram uma redução média de 17,4% do peso corporal nos pacientes após cerca de 24 meses de uso contínuo. Participaram do trabalho cerca de 4.500 pessoas de diferentes nacionalidades.

O Ozempic, por sua vez, promoveu uma perda média de 15% nos pacientes com diabetes após 18 meses de uso.

Advertisement. Scroll to continue reading.

As medicações têm finalidades diferentes, mas ambas são indicadas para adultos acima de 18 anos. Apesar do mesmo princípio ativo, apenas o Wegovy tem aprovação para ser usado contra a obesidade e sobrepeso no país.

(Geovana Oliveira / Folhapress)

Fonte: O tempo

Mais notícias