“Águas abençoadas”: assim foi celebrada, com direito a fogos, a sangria do açude Marechal Dutra, conhecido como “Gargalheiras”, na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, na noite desta quarta-feira (¾). Inaugurado em abril de 1959, o reservatório é o mais famoso da região do sertão de Seridó e não sangrava há 13 anos.
Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte, o açude tem capacidade para acumular 44 milhões de metros cúbicos de água. Quando este volume é excedido, a água transborda, formando um fenômeno bonito da natureza.
Em 65 anos, o espetáculo da ‘sangria’ foi registrado 28 vezes, sendo a última no ano de 2011. Além de abastecer a cidade de Acari, o açude complementa o abastecimento de 30% do município vizinho de Currais Novos.
Açude Gargalheiras, onde foi filmado ‘Bacurau’, sangra e fenômeno é celebrado por população de Acari, no Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (4).
Vídeo: Vicente Cassiano / Reprodução pic.twitter.com/6f62pr1oD4
— O Tempo (@otempo)
April 4, 2024
O local ficou famoso nas telas do cinema no filme ‘Bacurau’, de 2019, do diretor Kleber Mendonça Filho. Lunga, um dos protagonistas da trama, interpretado pelo ator Silvero Pereira, se escondia na torre de vigia do açude.
Fonte: O tempo
