Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 15 de janeiro de 2026.

Nacional

Tempestades que deixam mortos no país devem continuar neste domingo (24)

As fortes chuvas que atingiram estados da região Sudeste do país e deixaram pelo menos 12 mortos desde a sexta-feira (22 de março), no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, devem continuam neste domingo (24 de março). Segundo informações do Climatempo, áreas de divisa entre o sul do Espírito Santo e norte Fluminense ainda estão com previsão de chuvas volumosas, mas de forma pontual. O estado de Minas Gerais também vai continuar sofrendo com as preciptações e o número de vítimas fatais deve aumentar, já que há pessoas desaparecidas.

No Rio de Janeiro, até a noite do domingo (24), as condições do tempo permanecerão instáveis. Os acumulados de chuva poderão chegar entre 200mm e 250mm principalmente na Baía de Guanabara, Lago de São João, Rio dois Rios, Macaé e das Ostras, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Em Minas Gerais, o alerta maior é para o sul do Estado, que tem previsão de muita nebulosidade, chuva e pouca abertura de sol.

Em todas as capitais do Sudeste deve chover neste domingo (24) e a região continua com o alerta de tempestades, previsto por autoridades desde a quinta-feira (20). Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo são os mais afetados pelas fortes tempestades neste final de semana.

No Rio, oito mortes foram registradas, a maioria delas na região Serrana, que mais uma vez sofre com os deslizamentos de terra. Em Petrópolis, onde está concentrada a metade das mortes do estado, entre sexta e sábado choveu mais de 340 mm, o que ultrapassou a média para todo o mês de março, de 250 mm. Também tiveram duas mortes em Teresópolis, uma em Arraial do Cabo e uma em Duque de Caixas.

Já no Espírito Santo, a situação mais crítica foi no sul do estado, em cidades que fazem fronteira com o Rio de Janeiro.  O governo capixaba decretou estado de emergência na noite deste sábado (23). Segundo a Defesa Civil, até o momento desta apuração, são quatro mortos e sete desaparecidos na cidade Mimoso do Sul.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que ruas do município ficaram cobertas pela água. Carros e até um caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela força da enxurrada.  A cidade está isolada e o resgate às vítimas é feito por meios de transporte aéreos.

Outras regiões do país, como parte do Sul e Nordeste, também têm previsões de chuvas. Saiba quais são as capitais do Brasil com chances de preciptação neste domingo (24), segundo o INMET:

Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), São Luiz (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES)>

Fonte: O tempo

Mais notícias