Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quarta, 21 de janeiro de 2026.

Nacional

São Paulo registra segunda morte por varíola dos macacos

São Paulo registrou, no sábado, 15, a segunda morte por varíola dos macacos. Conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde, natural de Santos, o paciente, de 36 anos, tinha comorbidades e estava internado em Praia Grande desde o início de setembro.

O primeiro óbito no Estado foi registrado na quarta-feira, 12. Morador da capital, de 26 anos, também tinha “diversas comorbidades”, conforme a pasta.

No País, há 8.652 casos confirmados da doença e seis mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na sexta-feira, 14. No entanto, o boletim considera apenas a primeira vítima da doença em São Paulo. Logo, o total de óbitos deve ser sete. Minas Gerais (3) e Rio (2) representam os demais mortos.

São Paulo, por sua vez, soma 3.901 casos, segundo a pasta da Saúde. A secretaria destaca que, no atual surto, a “transmissão de contato íntimo e sexual” prevalece.

LEIA TAMBÉM: Anvisa aprova registro de teste para varíola dos macacos

A Organização Pan-Americana da Saúde alertou, na quarta, 12, que quatro emergências sanitárias ameaçam a Região das Américas: cólera, poliomielite, covid-19 e varíola dos macacos. Sobre essa última, a diretora da Opas, Carissa Etienne, pontuou que a propagação “parece estar diminuindo”, embora na semana passada mais de 2.300 novas infecções tenham sido relatadas pelos países que compõe a região.

No início do mês, o Ministério da Saúde recebeu a primeira remessa, com 9,8 mil unidades, de vacinas contra a monkeypox. O Brasil comprou aproximadamente 50 mil imunizantes via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os próximos lotes devem ser entregues até o fim de 2022.

Por ora, como orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS), os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos. A pesquisa servirá para gerar “evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança” da vacina contra a monkeypox e, desta forma, orientar a decisão dos gestores, conforme o Ministério da Saúde.

A pasta reforça que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum.

LEIA TAMBÉM: Varíola dos macacos: Brasil recebe primeiras doses de vacinas

Fonte: Exame

Mais notícias

Nacional

A Caixa inicia na quinta-feira, 30, o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul no valor de...

Nacional

Em visita realizada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha...

Nacional

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou, nesta quarta-feira, que o arroz que será importado pela empresa, para evitar altas...

Nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores de energia do Sistema Interligado...