Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 23 de janeiro de 2026.

Nacional

Reunião ministerial no Planalto não confirma convocação de Conselho da República

Diferente do anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em discurso do 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, foi realizada, no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8), uma reunião do Conselho de Governo, que tem caráter consultivo sobre matérias da gestão federal, e não uma reunião do Conselho da República, responsável por se pronunciar sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio, entre outras questões relevantes para a estabilidade das instituições em momentos de crise. 

O objetivo do encontro com o primeiro escalão do governo federal, convocado extra oficialmente pelo presidente na terça-feira, foi fazer um balanço das manifestações e discursos do presidente no Dia da Independência. A reunião não foi registrada nas agendas oficiais das autoridades e durou cerca de quatro horas. Ao final, os ministros não se pronunciaram.

Nos bastidores circula a informação de que o centro da pauta foi a crise institucional. Não houve participação do vice-presidente, Hamilton Mourão, na reunião com os ministros. Não há confirmação de que eles foram consultados sobre a convocação do Conselho da República.

Para que seja realizada a reunião do Conselho da República, é necessária a adesão do vice-presidente da República, presidentes da Câmara e do Senado, líderes da maioria e da minoria das duas Casas, ministro da Justiça e mais seis cidadãos brasileiros maiores de 35 anos. O colegiado é dirigido pelo presidente da República. 

Em defesa do presidente, ministros afirmaram que Bolsonaro se confundiu com os termos ao anunciar reunião com o Conselho da República. Mas segundo informações da revista Crusoé, o presidente decidiu convocar o Conselho de Governo depois de ter sido desmentido pelos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) respectivamente, que não foram chamados para esse encontro.

Fonte: O tempo

Mais notícias