Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Nacional

‘Para onde que eu vou?’, diz Bolsonaro tentando justificar aliança com Centrão

Em reação às críticas à aliança com o Centrão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) resumiu seu impasse: “Se você tirar o Centrão, tem a esquerda. Para onde é que eu vou? Tem que ter um partido, se eu tiver que disputar as eleições do ano que vem”.

“Pessoal critica: ‘Ah, o cara está conversando com o ‘centrão’. Quer que eu converse com o PSOL, com o PCdoB, que não é Centrão?”, ironizou. 

A justificativa foi dada em entrevista ao canal Jornal da Cidade Online, nesta terça-feira (9). Bolsonaro encara a contradição de ter anunciado a vontade de se filiar ao Partido Liberal (PL), cujo presidente é Valdemar Costa Neto, criticado em outros tempos pelo chefe do Executivo e seus filhos nas redes sociais.

Na campanha de 2018, Bolsonaro adotava um discurso “anti-establishment” e contra a chamada “velha política”, representada pelo Centrão.

Está prevista para esta quarta-feira (10) uma reunião entre Bolsonaro e representantes do PL para bater o martelo sobre a filiação, que encontra resistência de alguns membros importantes da sigla.

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), tem declarado que se sente incomodado com a chance de integrar o mesmo partido que Bolsonaro.

Aliança com ex-mensaleiro

Valdemar Costa Neto é um dos denunciados no chamado “escândalo do mensalão”, um pagamento extra a parlamentares em troca de apoio ao governo, em 2005, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Costa Neto foi condenado e até chegou a ser preso. 

Na última segunda-feira (8), Bolsonaro afirmou em entrevista à CNN Brasil que está “99% fechado com o PL” e manifestou otimismo com a filiação. 

O acordo para as eleições de 2022 prevê uma dobradinha com o PP, que conta com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL) e o atual ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI). A ideia é compor uma chapa com Bolsonaro concorrendo à reeleição e um vice-presidente do PP. 

“Eu fui do Centrão”, relembra Bolsonaro aos eleitores. Durante mais de uma década passada na Câmara dos Deputados, ele foi filiado ao PP. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Mais notícias