Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 24 de janeiro de 2026.

Geral

Governo Federal lança programa para incentivar pesca artesanal

Melhorar as condições de trabalho dos pescadores, valorizar as tradições culturais ligadas à pesca, ofertar linhas de crédito e assistência técnica a comunidades pesqueiras. Essas são algumas das ações previstas no programa Povos da Pesca Artesanal lançado nesta quarta-feira (2), no Palácio do Planalto. 

O novo programa tem sete áreas de atuação, com a participação de seis ministérios e é coordenado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.   

No Brasil, existem mais de 1 milhão de pescadores artesanais, 80% deles no Norte e Nordeste do país. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destaca que é preciso valorizar as tradições culturais ligadas a pesca.

De acordo com André de Paula, a fila de registro de pescadores conta com mais de 200 mil solicitações. Mas com o programa a expectativa é zerar os pedidos em até 3 meses.

Na área da pesquisa e ensino, a nova política pública prevê bolsa de estudo a jovens estudantes que pertencem às comunidades pesqueiras. 

Em seu discurso, o presidente Lula, que também participou do evento, pediu a elaboração de estudos para monitorar a produção da pesca e aprimorar o incentivo público ao setor. 

Durante o evento também foi assinado decreto de recriação do Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca, órgão consultivo, com participação social, para discussão de políticas públicas e do ordenamento pesqueiro nacional. 

Política No Brasil, existem mais de 1 milhão de pescadores artesanais Brasília 02/08/2023 – 19:41 Raquel Mariano / Pedro Lacerda Daniella Longuinho Programa Pesca Artesanal Lula Pescadores quarta-feira, 2 Agosto, 2023 – 19:41 2:50

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias