Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 16 de janeiro de 2026.

Nacional

Gol vira embaixadora de movimento de equidade racial para aumentar contratação de pessoas negras

GENEBRA – Na companhia aérea Gol, influenciar no “poder da caneta” virou uma missão. A analogia é feita por Felipe Sobrinho, que lidera a frente de ESG da Gol e é diretor executivo do Instituto Gol desde agosto do ano passado. “O poder da caneta é da pessoa que vai contratar e formar os times. Na hora de escolher, o líder já tem que ter um processo consciente, quebrado uma série de crenças limitantes”, diz.

Nesta segunda-feira, 27, a companhia anunciou a adesão como embaixadora do movimento Raça é Prioridade, criado pelo Pacto Global da ONU no Brasil. Além da Gol, a plataforma de vagas de emprego 99jobs, o Banco do Brasil e a Ambipar, de gestão de resíduos, são embaixadoras da iniciativa, lançada há um ano na esteira da Ambição 2030 – uma agenda de propostas para expandir o engajamento do setor privado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

“O movimento nasceu junto com a Ambição 2030 e no início ficamos muito decepcionados com a dificuldade de adesão das empresas ao tema. Agora, a entrada da Gol como embaixadora mostra intencionalidade para avançar nessa agenda”, diz Camila Valverde, diretora da Frente de Impacto e COO do Pacto Global.

Passado um ano, o movimento Raça é Prioridade conta com 50 signatárias de seu compromisso para aumentar a inclusão de pessoas negras no ambiente corporativo e incentivar a ocupação de posições de liderança. Uma das metas é chegar a 30% de lideranças negras das empresas até 2025. “Negros estão ocupando só 4% da posição de liderança, e quando se fala de mulheres, esse índice é de 0,4%, mesmo sendo mais da metade da nossa população”, observa Valverde.

Na Gol, esse ainda é um caminho longo a ser seguido. Do quadro de funcionários, 33% são negros e pardos – profissionais que representam 15% das lideranças (apenas 3% quando o recorte é apenas de pessoas pretas), de acordo com dados do Relatório de Sustentabilidade de 2022, publicado em julho deste ano pela companhia. Em censo realizado neste ano, porém, 40% dos funcionários se identificaram como negros ou pardos. “A partir do momento de conscientização, de se falar mais sobre o tema, já começamos a ter pessoas se reconhecendo como negras”, observa Sobrinho.

Ao longo de 2023, a Gol se debruçou especialmente no letramento racial de seus stakeholders, com destaque para seus executivos, explica Sobrinho. Agora ao se tornar embaixadora do movimento do Pacto Global, o objetivo é usar a agenda da ONU como um norte da agenda da Gol. “É um passo na estruturação de projetos. Estamos indo para nosso próximo passo que é atualizar a nossa dupla matriz de materialidade da agenda ESG”, diz ele.

A matriz vai estabelecer metas e ações ambientais e sociais para os próximos três anos. A expectativa é de que esses objetivos sejam divulgados a partir do segundo semestre do ano que vem.

Também signatária do Pacto Racial, a empresa espera ter ao longo de 2024 um mapeamento do número de pessoas negras para o qual pode crescer em contratação. “Hoje as vagas da Gol já são vagas para todos, o texto foi atualizado para ficar mais inclusivo. Mas a ideia é também criar programas específicos para a população negra, tanto do nosso público interno quanto para o externo.”

*A jornalista viajou a convite do Pacto Global da ONU no Brasil

Fonte: Exame

Mais notícias

Nacional

A Caixa inicia na quinta-feira, 30, o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul no valor de...

Nacional

Em visita realizada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha...

Nacional

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou, nesta quarta-feira, que o arroz que será importado pela empresa, para evitar altas...

Nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores de energia do Sistema Interligado...