Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 02 de fevereiro de 2026.

Geral

Exame descarta caso de varíola dos macacos em Macaé, no Rio de Janeiro

Está descartada a possibilidade de ser Varíola dos Macacos o caso que estava sob suspeita na cidade de Macaé, no norte fluminense. Tanto o teste feito pelo Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde, quanto o realizado pelo Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, deram negativo para a infecção.

De acordo com a Secretaria, o paciente, um homem de 43 anos, realizou os exames complementares preconizados pelo Ministério da Saúde e o caso foi descartado. Até o momento, não há qualquer registro da doença confirmado no estado.

Já a Secretaria de Saúde de Macaé informou, em nota, que o paciente não mora na cidade, e está internado em isolamento em hospital local da rede particular desde a última quarta-feira. De acordo com o texto, ainda nesta segunda-feira (13) ele vai passar por avaliação clínica e a previsão é de que receba alta. A Secretaria também comunicou que aguarda o resultado dos exames do Laboratório Central do Estado, que investiga agora o caso como suspeita de catapora.

A Varíola dos Macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados. A doença causa erupções geralmente no rosto e depois noutras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

Os sintomas incluem febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, além de calafrios e exaustão. O tratamento é baseado em medidas de suporte, com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e possíveis sequelas.

Saúde Estado de saúde do paciente é estável e há previsão de alta em breve Rio de Janeiro 13/06/2022 – 16:53 Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional varíola do macaco catapora Rio de Janeiro segunda-feira, 13 Junho, 2022 – 16:53 96:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias