Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 30 de janeiro de 2026.

Nacional

CoronaVac mantém produção de anticorpos por 12 meses, aponta estudo chinês

Uma pesquisa feita na China mostrou que a produção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 induzida por duas doses de CoronaVac persiste por até 12 meses. O artigo foi publicado em formato preprint na plataforma SSRN e conduzido por pesquisadores da Universidade Médica de Harbin e do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

O estudo envolveu 759 indivíduos vacinados com CoronaVac, de 18 a 59 anos, sendo 52,5% do sexo feminino. Cerca de 9% dos participantes estavam acima do peso e 8,9% tinham ao menos uma comorbidade. Um mês após a segunda dose, 90% dos voluntários apresentou produção de anticorpos. Após 12 meses, a soroconversão persistiu, dessa vez com 62,5%.

Além disso, os pesquisadores chineses compararam a CoronaVac com a outra vacina de vírus inativado mais usada no país, a BBIBP-CorV da Sinopharm. Os resultados mostraram que a CoronaVac mantém uma taxa de soroconversão maior do que o outro imunizante após um ano (62,5% contra 53,5%).

A concentração média de anticorpos neutralizantes foi 195,7 UI/mL após um mês e 51,7 UI/mL no sexto mês, mostrando que a atividade neutralizante  começa a cair naturalmente após seis meses, como observado em todos os imunizantes e inclusive em soros de pacientes convalescentes. Com isso, o trabalho reforça a importância da aplicação da dose de reforço.

 

Dose de reforço da CoronaVac potencializa resposta imune e combate variantes

Outros estudos já publicados demonstraram que a terceira dose da CoronaVac aumenta a produção de anticorpos e a atividade neutralizante contra o coronavírus. Uma pesquisa feita com 11 milhões de chilenos, por exemplo, mostrou que a dose de reforço teve uma efetividade de 78,8% para casos sintomáticos, 86,3% para hospitalizações, 92,2% para internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 86,7% contra mortes.

O Dossiê CoronaVac, documento produzido pelo Instituto Butantan, traz uma série de estudos científicos que comprovam a eficácia da CoronaVac, inclusive na dose de reforço. Acesse aqui.

(Instituto Butantan)

Fonte: O tempo

Mais notícias