Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Nacional

ButanVac induz maior produção de anticorpos que vacinas de mRNA, diz estudo

Segundo estudo prelimitar divulgado na sexta-feira, 28, a ButanVac, candidata à vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil, induziu proporcionalmente mais anticorpos que agem para neutralizar o vírus que as atuais vacinas de mRNA, como a Moderna e a Pfizer.

Os resultados da pesquisa, que foi realizada na Tailândia, ainda precisam ser revisados por pares e, portanto, ainda não foram publicados por uma revista científica. Testes com a versão inativida do vírus também estão sendo feitos no Brasil e no Vietnã. Já no México e nos Estados Unidos estão sendo conduzidos ensaios clínicos de uma versão com o vírus ativo.

Se for aprovada, a ButanVac será produzida totalmente em solo brasileiro a partir da inoculação do vetor viral da doença de Newcastle, uma infecção que afeta aves, que contém a proteína Spike do novo coronavírus de forma íntegra, em ovos embrionados de galinhas. Essa mesma tecnologia é usada na produção da vacina contra a influenza.

Barata e já largamente disseminada, a técnica é uma especialidade do Butantan, que produz, por ano, 80 milhões de imunizantes contra a gripe por meio da inoculação do vírus em ovos.

Fonte: O tempo

Mais notícias