Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 17 de janeiro de 2026.

Nacional

Após ganhar mundial, Filipinho mostra preocupação com local das provas nas Olimpíadas de Paris 2024

O brasileiro Filipe Toledo, o Filipinho, ainda com a adrenalina alta, após a conquista do bicampeonato mundial, contou em encontro virtual com a imprensa brasileira, que se sente bem no Taiti, onde acontecerão dos Jogos Olímpicos de 2024, mas não sabe se o local seria apropriado para a disputa.

Filipinho, líder do ranking mundial, já garantiu vaga nos Jogos de Paris-2024. O surfe será disputado em Teahupoo, no Taiti, parte da Polinésia Francesa. Ele disse que é possível que ele faça novos campings de treinamento com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para “se especializar” e que a estrutura brasileira para a modalidade estará incrível.

“Eu amo o Taiti, é incrível, mas se é o melhor local para fazer as Olimpíadas, eu não sei“, afirma. “Porque não terão apenas os Estados Unidos, Brasil e a Austrália… tem gente que não tem onda para surfar. No Isa (em El Salvador, com vários surfistas iniciantes), agora, tinha gente que estava indo reto e de lado. Eu acho meio perigoso. Mas é uma decisão da organização e segue o plano”.

Ele se refere às ondas pesadas, tubulares e perfeitas de Teahupoo, no Taiti, que são o sonho de qualquer surfista. Mas o local é também conhecido pelas bancadas de corais. Quando entra o “swell“, formam-se verdadeiras “bombas” sobre o recife, a menos de 1 metro de profundidade.

Bicampeão mundial

No último sábado, 11, ele ampliou a hegemonia mundial do surfe brasileiro ao vencer o WSL Finals, em Trestles, na Califórnia. Com este resultado, o bicampeão Filipinho se tornou o segundo brasileiro na história a somar mais de um título mundial. Antes, apenas Gabriel Medina, tricampeão, detinha o feito.

“Igualar o número de vitórias do Gabriel nunca foi uma coisa na minha mente, meu negócio é surfar e ser feliz. O que vier é lucro”, disse Filipinho, que comentou sobre a hegemonia brasileira na modalidade: “Difícil falar o que os brasileiros têm que os outros não têm. Não posso falar que eles não têm garra e determinação, só que é de um jeito diferente. Para a gente sempre foi mais difícil, em termos de oportunidades, e quando a oportunidade chega, não deixamos escapar. Acho que esta é a grande diferença”.

Ele disse ainda que neste domingo, um dia após a conquista, foi de descanso e que a “ficha está caindo aos poucos”. Ele falou que a partir de segunda-feira, 11, sentará com sua equipe para fechar os próximos planos, ainda de 2023.

Décima quinta vitória

Filipinho chegou a sua décima quinta vitória no circuito mundial, desde que estreou em 2013. Neste ano, além da etapa de Jeffreys Bay, o brasileiro já conseguiu vencer em Sunset, no Havaí, e em Punta Roca, em El Salvador.

Após a conquista do título, ele chegou a dizer que estava mais nervoso do que no ano anterior, quando também sagrou-se campeão. E que teve “pensamentos ruins”.

“Foram quase dois meses de muita dedicação depois Jeffreys Bay, treino surfe e fisio para chegar bem em WSL Finals e competir”, afirmou. “Esses pensamentos ruins foi mais pela insegurança, a história que poderia ser escrita, dois títulos seguidos. A mente tenta te manipular e te levar para o lado mais fraco. Tive esses pensamentos mas graças à família, minha esposa, fiquei tranquilo, consegui deixar isso de lado e entrar no modo competição”.

Fonte: Exame

Mais notícias

Nacional

A Caixa inicia na quinta-feira, 30, o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul no valor de...

Nacional

Em visita realizada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha...

Nacional

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou, nesta quarta-feira, que o arroz que será importado pela empresa, para evitar altas...

Nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores de energia do Sistema Interligado...