Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 16 de janeiro de 2026.

Nacional

ES lança na COP28 programa de neutralização de emissões

Em Dubai para participar da COP28, Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, anunciou um pacote de medidas para a transição de combustíveis fósseis para biocombustíveis na frota pública e a neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O anúncio foi feito durante o evento da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), neste domingo 3, durante a COP28.

O Plano Estadual de Descarbonizarão e Neutralização de Gases de Efeito Estufa – parte da estratégia de mitigação do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas prevê políticas, diretrizes e estratégias para a neutralização das emissões de GEE no Espírito Santo até 2050. O documento está disponível para consulta pública, por 30 dias.

“Anunciamos a consulta pública do nosso plano de descarbonização. Um plano feito com ajuda e colaboração de muita gente e o agora a sociedade capixaba e brasileira vai poder dar a sua contribuição com relação a esse plano”, disse o governador por meio de nota.

Menos gases

Com a transição da frota estadual para biocombustíveis, o pode público deixará de emitir 13.200 toneladas de gás carbônico por ano. Hoje, o estado consome 8 milhões de litros de combustíveis anualmente. A decisão inclui veículos da administração pública estadual, incluídas as autarquias e fundações do Estado, e as contratações de serviços terceirizados. Outro decreto assinado estabelece o Governo do Estado como proponente de mercado de carbono para que se atender, especialmente, o programa reflorestar, mas também, mais tarde, o Programa Gerar.

A medida para substituição de uso dos combustíveis fósseis para biocombustíveis, inédita entre os estados brasileiros, abrange os veículos da frota da administração pública estadual, incluídas as autarquias e fundações do Estado e até mesmo as contratações de serviços terceirizados.

Será necessário até um ano para a transição da frota. Entre os combustíveis liberados estão o etanol hidratado, biodiesel, biogás, HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), biometano e diesel obtido a partir da cana de açúcar. Com o projeto, o Espírito Santo diz ser o primeiro estado a tomar a decisão de ter uma frota movida 100% a biocombustíveis.

Veja também mais notícias sobre a COP28

Fonte: Exame

Mais notícias

Nacional

A Caixa inicia na quinta-feira, 30, o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul no valor de...

Nacional

Em visita realizada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha...

Nacional

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou, nesta quarta-feira, que o arroz que será importado pela empresa, para evitar altas...

Nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores de energia do Sistema Interligado...