Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 30 de janeiro de 2026.

Geral

Talibãs comemoram um ano da saída dos EUA do controle do Afeganistão

Na madrugada do dia 31 de agosto de 2021 o céu de Cabul, capital do Afeganistão, foi tomado por fogos de artifício. Eram os talibãs comemorando a saída dos últimos soldados americanos do país após o grupo extremista retomar o poder.

Os Estados Unidos invadiram a Afeganistão em 2001, pouco depois dos atentados de onze de setembro. Na época os americanos faziam uma caça ao Osama Bin Laden, mentor do atentado e havia suspeitas de que ele estivesse no Afeganistão protegido pelos talibãs que governavam o país e foram expulsos pelos americanos. Bin Laden acabou morto no Paquistão.

Ao longo dos 20 anos de guerra 240 mil afegãos e 2,5 mil militares norte-americanos morreram no Afeganistão, e foram gastos U$ 2 trilhões.

A retirada das tropas americanas foi uma promessa de campanha do presidente  dos Estados Unidos, Joe Biden, mas o plano não funcionou como o esperado. Imagens divulgadas em agosto de 2021 chocaram o mundo. Elas mostravam o desespero dos moradores de Cabul tentando fugir do país por causa da saída dos americanos e a volta do grupo extremista.

Os talibãs retomaram o poder em um país totalmente imerso e uma grave crise econômica, política e social. Hoje o grupo extremista comemorou nas ruas a saída há um ano das forças americanas do Afeganistão.

Internacional Brasília 31/08/2022 – 18:26 Beatriz Arcoverde Carolina Lima, Editora da TV Brasil Afeganistão Talibãs EUA quarta-feira, 31 Agosto, 2022 – 18:26 1:39

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias