Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 30 de janeiro de 2026.

Geral

Plataformas de redes sociais reforçam controle para combater fake news

Na eleição deste ano, a novidade em relação às plataformas digitais é que foram firmados acordos com as autoridades para combater as notícias sabidamente falsas e facilitar as denúncias contra as fake news.

A empresa Meta, por exemplo, que controla o Whatsapp, Facebook e Instagram, fez parcerias com agências independentes de checagem de notícias, como destaca a chefe de Políticas Públicas para Integridade da Meta, Mônica Guise, que conta que medidas estão sendo tomadas para evitar a disseminação de notícias falsas.

O professor de Direito Eleitoral e Constitucional, Flávio de Leão Barros, diz que este ano a Justiça e as autoridades estão mais preparadas para combater as fake news. Mas, destaca que não é possível acabar com a prática.

O especialista lembra também que o combate às fake news traz risco à liberdade de expressão e à livre circulação de ideias. Por isso, é importante verificar caso a caso, para evitar abusos das plataformas.

Atualmente, as próprias plataformas oferecem espaço para denunciar notícias falsas. Além disso, o cidadão pode denunciar diretamente nos tribunais eleitorais ou Ministério Público Eleitoral, que têm canais diretos para esse tipo de denúncia.

Política Brasília 24/08/2022 – 20:29 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional combate a fake news Eleições 2022 quarta-feira, 24 Agosto, 2022 – 20:29 3:07

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias