Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 31 de janeiro de 2026.

Nacional

Com Lira, Bolsonaro recebe empresários do setor de combustíveis no Alvorada

Poucas horas antes do início da sessão para votar o projeto que limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na Câmara dos Deputados, o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, na noite desta terça-feira (14), cerca de 30 empresários da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência em Brasília. Estiveram presentes também o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Adolfo Sachsida (Minas e Energia).

Depois da breve reunião, que durou aproximadamente 30 minutos, os empresários disseram a jornalistas que agradeceram a Lira e Bolsonaro pelo esforço para diminuir o preço dos combustíveis. O grupo também se posicionou a favor do projeto de lei que cria um teto para a cobrança do ICMS sobre combustíveis.

O projeto foi aprovado pelo Senado Federal na segunda-feira (13) e voltou para a Câmara devido às modificações feitas pelos senadores. Se for aprovado pelos deputados, o projeto de lei vai à sanção de Bolsonaro.

Os deputados irão analisar as mudanças feitas pelos senadores. A proposta impõe um limite de até 18% na alíquota do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transportes e comunicações.

Estes setores passam a ser classificados como “bens e serviços essenciais”, de modo que ficam impedidos de receber alíquotas mais elevadas. 

Para ser aprovado, o texto teve que vencer resistências dos governadores. Secretários estaduais de Fazenda chegaram a estimar perdas anuais de até R$ 100 bilhões para os 26 estados mais o Distrito Federal caso a medida se torne lei. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Mais notícias