Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 30 de janeiro de 2026.

Nacional

SP vai aplicar quinta dose contra Covid em pessoas com 60 anos ou mais

O estado de São Paulo disponibilizou a quinta dose da vacina contra o coronavírus, equivalente a terceira de reforço, para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos, conforme definições do Ministério da Saúde. O intervalo desde a última dose é de quatro meses, conforme recomendação da pasta.

É considerado imunossuprimido quem está passando por quimioterapia, fez algum transplante de órgão ou de células-tronco, vive com HIV/Aids ou faz hemodiálise.

Nesta quinta-feira (2), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adiantou que a quarta dose será ampliada para pessoas com mais de 50 anos. Até o momento, ela é destinada apenas a idosos e imunossuprimidos. 

A campanha teve início na última segunda-feira (30), segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde.
“A Secretaria de Estado da Saúde reitera a importância da conclusão do esquema vacinal para garantir a proteção contra a Covid-19, com pelo menos duas doses”, diz nota da pasta.

Uma análise feita pela Folha com dados do Ministério da Saúde e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicada no sábado (28), aponta que a quarta dose entre os idosos apresenta baixa adesão.

A cobertura com este segundo reforço é de somente 18% entre os brasileiros de 80 anos ou mais, elegíveis desde março em todo o território nacional.

O aumento de novos e de internações em decorrência do coronavírus tem alertado as autoridades. Na última terça (31), o Comitê de Contingência da Covid-19 do governo paulista recomendou a volta do uso de máscaras em locais fechados em todo estado diante da tendência.

“Nessa última semana tivemos aumento de 40% de internações em São Paulo, e 80% de transmissibilidade”, disse o médico João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê Científico do governo estadual.

“Felizmente a vacinação contribui para que o aumento de internação não ocorra na mesma proporção. Por isso, é só uma recomendação”, completa o médico.

São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil contra a doença e tem cerca de 87,8% da população imunizada com duas doses. Os municípios de São Paulo já aplicaram mais de 111 milhões de doses de vacina.

(Folhapress)

Fonte: O tempo

Mais notícias