Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 03 de fevereiro de 2026.

Geral

Estudo mostra formas sustentáveis de construção de barcos na Amazônia

Com quantos paus se faz uma canoa? E com que madeira a embarcação é mais segura, e também causa menos danos à floresta?

Para responder a essas perguntas, um estudo da Universidade Estadual do Pará pesquisou o uso de diferentes tipos de madeira para construção de embarcações no Sudeste do estado. 

A madeira foi coletada durante visitas a estaleiros da região. As espécies mais utilizadas pelos construtores são Piquia e Tatajuba, mas também foi identificada a castanheira, uma árvore protegida por legislação federal, e que não pode ser derrubada.

O estudo também verificou que existem semelhanças nas madeiras utilizadas para a produção de barcos na região, de acordo com a tecnologia utilizada – nem muito macias nem duras demais.

O coordenador da pesquisa, professor Luiz Eduardo Melo, revela que, como a construção de grande parte dos barcos na Amazônia é tradicional, quase artesanal, e com baixa tecnologia, é comum o equívoco na escolha das madeiras, como no caso da castanheira, às vezes até por desconhecimento do construtor.

O engenheiro florestal Marcelo Mendes Braga Júnior, que também participa da pesquisa, informa que, com o estudo, vai ser possível ampliar o número de madeiras em condições de serem utilizadas para construção de barcos na região, que hoje está limitado a menos de dez espécies. E assim, equilibrar a pressão sobre os recursos naturais. 

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo podem contribuir com o mercado madeireiro na região, tanto no controle da madeira extraída, como para promover um melhor aproveitamento dessa matéria-prima. A pesquisa “Propriedades Tecnológicas da Madeiras Utilizadas em Barcos no Sul do Pará” já está publicada, no Brasil e no exterior.

Meio Ambiente Brasília 06/01/2022 – 19:19 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional barcos madeira extração de madeira Sustentabilidade quinta-feira, 6 Janeiro, 2022 – 19:19 2:48

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias