Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Nacional

Após suspensão da operação, Anac recomenda que ITA reembolse passageiros

Assim que foi informada, por volta das 18h desta sexta-feira (17), sobre a suspensão temporária das operações da empresa aérea Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou que a empresa comunique, individualmente, os passageiros sobre o cancelamento de voos, além de garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas.

As exigências visam o cumprimento da Resolução ANAC 400, de 2016. “A ANAC recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea”, complementa a Anac.

Por fim, a agência nacional complemta que a segurança das operações aéreas é sua prioridade e, por isso, diante da paralisação das operações, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ITA foi suspenso.

O anúncio da suspensão das operações, às vésperas da temporada de fim de ano, seria, segundo o  Grupo, para uma  “reestruturação interna”. Ainda conforme a empresa, a decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já foi informada.

Ainda na noite desta sexta, a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana da capital, informou que o terminal tinha quatro voos da companhia previstos para este fim de semana.

O que fazer?

Por nota, a Itapemirim informou que a suspensão começa na noite desta sexta-feira (17) e que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

“A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos”, diz o comunicado. Aos funcionários, a empresa afirmou que eles devem procurar o departamento de recursos humanos, a partir de segunda-feira, para terem mais informações.

(Com Estadão Conteúdo)

Fonte: O tempo

Mais notícias