Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Nacional

Ilhabela, no litoral norte de SP, mantém fogos no Réveillon

Na contramão de diversas cidades que cancelaram celebrações após a variante ômicron ser detectada no país, Ilhabela (a cerca de 212 km de SP) confirmou que vai manter a queima de fogos prevista para o Réveillon.

Ilhabela é o único município do litoral norte de São Paulo que reitera, ao menos por enquanto, que realizará o show pirotécnico.

Ubatuba, outro destino concorrido na região, informou ainda estar “em tratativas sobre a queima de fogos silenciosos”, sem precisar se a festa vai ocorrer.

São Sebastião diz que questões relacionadas a festividades estão sendo tratadas por um comitê. Já Caraguatatuba cancelou o evento.

A prefeitura de Ilhabela diz que haverá queima de fogos silenciosos em cinco pontos distintos, em Praia Grande, Perequê, Portinho, Vila e Garapocaia (Pedra do Sino).

Além da queima de fogos, a gestão Antonio Luiz Colucci (PL) afirma que haverá atrações musicais, com artistas locais e em pequenas estruturas, em três pontos: Vila, Perequê e Praia Grande.

Em nota, a prefeitura afirma também que aglomerações serão fiscalizadas “pela Polícia Militar, por meio do convênio da Atividade Delegada”, tanto no evento pirotécnico quanto nos shows.

Ainda de acordo com a prefeitura, também é estudada a possibilidade de ser retomada neste final de ano a exigência do teste RT-PCR negativo ou da apresentação da carteira de vacinação com duas doses contra Covid na entrada da balsa.

“Tudo vai depender dos dados epidemiológicos que a equipe da prefeitura analisa diariamente”, segundo a nota.

A gestão de Ilhabela diz ainda estar otimista quanto ao número de turistas que devem passar as festas de fim de ano e as férias na cidade.

“A expectativa é de um grande fluxo de visitantes. Estima-se que, nesta temporada, atingiremos índices muito próximos aos índices pré-pandemia”, afirma o comunicado.

A expectativa é compartilhada pelo presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Sidney Covas. “A rede hoteleira formalizada aguarda índice de ocupação de 92 a 96%”, diz.

Se a festa em Ilhabela está garantida, na vizinha Caraguatatuba a posição é outra. Além de cancelar as comemorações de Ano-Novo, a prefeitura já disse que não vai investir no Carnaval de 2022.

A gestão municipal pontua, porém, que “a cidade se mantém com todos os protocolos sanitários e com a infraestrutura necessária para receber o turista neste período de final de ano e festas escolares”.

Ubatuba, que ainda não confirmou se manterá a queima de fogos silenciosos, também reforça a manutenção de protocolos anti-Covid.

“De acordo com a Vigilância em Saúde, nos finais de semana, festas de final de ano e na temporada de verão vamos adotar a mesma estratégia utilizada na última temporada, onde as medidas eram até mais restritivas”, diz a prefeitura, em nota.

Em São Sebastião, que também não confirmou os festejos, a decisão deve passar por especialistas e moradores, segundo a gestão do município.

“Devido às últimas informações referentes à nova variante ômicron, questões relacionadas a festividades estão sendo tratadas no Comitê [de especialistas] e, como complemento, a administração municipal realizou uma enquete para também ouvir a opinião da população sebastianense”.

A reportagem solicitou o resultado da enquete, mas a prefeitura se recusou a fornecê-lo, por ser de uso interno, segundo informou.

Baixada Santista Assim como boa parte do litoral norte, ao menos três cidades da Baixada Santista também confirmaram ter vetado a queima de fogos em suas praias.

Em Santos, a prefeitura informa que a decisão já havia sido tomada há cerca de dois meses.

Já em Guarujá, a medida foi tomada pelo gabinete permanente destinado a analisar a dinâmica da Covid na cidade.

Bertioga informa que, além do cancelamento dos fogos, manterá protocolos contra o coronavírus.

Fonte: O tempo

Mais notícias